UM BLOGUE SOBRE PROFISSÕES DO MUNDO!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sector primário

            O sector primário compreende todas as actividades profissionais ligadas à extracção de recursos. São exemplos de profissões do sector primário: agricultor, pescador e mineiro.


Agricultor


            O agricultor é um trabalhador de campo, em que o seu trabalho é plantar, cuidar e recolher produtos agrícolas, para auto-consumo, ou então para venda. Em Portugal, a agricultura ainda é uma actividade importante, porém pouco produtiva, tendo que recorrer a importações. É, também, mais comum, entre a população idosa, como meio de sustentação.

Pescador

            O pescador dedica-se à extracção de recursos aquáticos (peixes, moluscos, crustáceos,…), para consumo, diversão, ornamentação ou comércio.
            Neste ultimo caso, é costume o pescador ter o auxílio de tecnologia e ferramentas avançadas para conseguir capturar o máximo de peixe, no menor tempo possível, conseguindo assim preços mais baratos no mercado.


Mineiro


           Um mineiro é um profissional que trabalha na mineração, ou seja extrai os minérios, como o carvão, o ferro, o cobre, entre outros, das minas. Assim, a mineração é indispensável  a conservação do nível de vida no Mundo e no avanço das sociedades modernas em que vivemos. 

1 comentário: